1ª
ETAPA – 5º encontro
ESTAMOS
CRESCENDO (no corpo)
Um dia nosso corpo era tão pequeno
que nem dava para ver. Fomos crescendo. Quando nascemos nosso corpo tinha uns
50 cm de comprimento e uns 3 ou 4 kg de peso.
O tempo foi passando. Agora somos altos e fortes.
Podemos fazer um montão de coisas com nosso corpo.
Para crescer a gente precisa de
alimentação, ginástica, higiene. É preciso evitar as coisas que prejudicam a saúde: certas comidas e bebidas,
os tóxicos, o fumo, as doenças.
Devemos respeitar o nosso corpo e o
corpo dos outros. Ele é a moradia de
Deus.
Jesus também tinha um corpo. Ele
crescia e ficava forte. Jesus ajudava os outros a crescer e curava os doentes.
Tinha pena de quem passava fome. No Brasil muitas pessoas passam fome e ficam
doentes. A criança que passa fome fica doente e fraca. Nós temos que ajudar a
resolver isso.
RESPONDER:
1
– Por que a saúde do corpo é importante?
2
– Como fazemos o corpo crescer ?
3
– Como tratar os fracos e doentes?
TAREFA:
Gravura
de pessoa sadia e frase: “O CORPO
AJUDA A SER
FELIZ”.
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ESTAMOS CRESCENDO (NO CORPO)
(1ª Etapa – 5 - Catequista)
1. OBJETIVO:
Valorizar o próprio corpo e o corpo dos outros.
2. IDÉIA
PRINCIPAL: Um corpo sadio é
condição para uma vida normal e feliz.
3. MOTIVAÇÃO:
A saúde do corpo é importante. Pessoas fracas e sem saúde têm menos
chance na vida. Um corpo fraco diminui a capacidade intelectual e moral.
4. MATERIAL:
Gravuras de pessoas sadias ou doentes. Uma semente que nasce fica fraca
e morre se falta luz e água...
5. ATIVIDADES:
Competições onde a força física vale mais. Colagem, em grupo, sobre o tema:
“Esporte e saúde”; “Higiene e saúde”;
“Alimentação e saúde”, etc.
6. DIÁLOGO:
Perguntas sobre o assunto. Por exemplo: Quanto você pesava ao nascer? Agora, quanto pesa? O que ajudou você
a crescer? Que comida é boa para saúde? O que pode prejudicar o crescimento do
corpo? Conhece pessoas fracas ou doentes? Como elas conseguem viver? Como
devemos tratar os doentes? Como Jesus tratava os doentes? Etc.
7. INTERIORIZAÇÃO: Sentir o valor do corpo –
mãos, pés, força, sentidos. Lc 2,52
(Jesus crescia em idade, sabedoria e amor a Deus e ao próximo). Contar alguma
cura que Jesus fez: o paralítico de Betesda (Jo 5, 1-9); o paralítico (Lc 5,
17-26), etc. Cânticos: “Meu sorriso não
é só meu”; “Eu vim para que todos tenham vida”; “O senhor tem muitos filhos”.
8. COMPROMISSO:
Visitar algum doente. Defender os
mais fracos. Entrevistar os pais sobre as doenças que teve quando era pequeno.
Obs. Não esquecer de fazer uma ligação
com os temas anteriores: a força, o poder, nos fazem parecidos com Deus, nosso
Pai. Lembrar fatos reais da vida ou da TV.
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1ª
ETAPA – 6º encontro
CRESCEMOS
NA INTELIGÊNCIA
A inteligência começa a se
desenvolver desde o nascimento. Cada mês que passa o bebê aprende coisas novas.
Começa a reconhecer as pessoas, a sorrir, a fazer gestos. Aprende as primeiras
palavras.
No começo é a mãe, o pai, a TV que
ensina à criança. Depois vem a “Escola materna”, o “pré”, o “Primeiro e Segundo
Grau”, o Curso Superior... .
Os professores e os livros ajudam a
desenvolver a inteligência. Mas, a gente passa a vida inteira aprendendo coisas
novas. A inteligência nunca pára de crescer. A gente deve aproveitar tudo para
crescer na inteligência. Deus espera isso de nós. Jesus também crescia
na sabedoria.
RESPONDER: (e discutir em casa)
1
– Como desenvolver a inteligência?
2
– O que atrapalha a inteligência?
3
– Como ajudar um colega nos estudos?
TAREFA:
Gravura
de um estudante ou de um livro e frase:
“ESTUDAR
É BUSCAR NOVOS CAMINHOS”.
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CRESCEMOS NA INTELIGÊNCIA
(1ª Etapa – 6 - Catequista)
‘
1. OBJETIVO:
Valorizar os dotes ligados à inteligência – cultura, música, ciências naturais,
cálculos, etc.
2. IDÉIA
PRINCIPAL: Desenvolver a
inteligência é abrir novos caminhos para a vida.
3. MOTIVAÇÃO:
O saber vale muito mais que o dinheiro: não se perde nem ocupa lugar.
Homens inteligentes inventaram coisas maravilhosas para nós: a TV, a música, os
remédios, etc.
4. MATERIAL:
Gravuras de coisas inventadas pelo homem.
5. ATIVIDADES:
Jogos onde entra o raciocínio e a esperteza, por. ex.: juntar figuras
recortadas. Dramatização de pessoas que
agem com inteligência ou sem inteligência.
6. DIÁLOGO:
Um animal tem inteligência, raciocínio? Quando você aprendeu a falar? a
contar? a somar? Em que cosas o homem mostra sua inteligência? Conhece pessoas
muito Inteligentes? nada inteligentes? O que atrapalha a inteligência? Conhece jogos de inteligência, adivinhação,
quebra-cabeça? Para vencer na vida é mais importante o dinheiro ou a
inteligência? Por que?
7. INTERIORIZAÇÃO: A sabedoria do Rei Salomão:
1 Reis 3,9 e 1 Reis 3, 16-28. Jesus
crescia em sabedoria (Lc 2, 52 e Lc 2, 40. A casa sobre a rocha (Mt 7, 24-27).
Cântos: “Senhor, vem dar-nos Sabedoria”; “Dentro de mim”; “Eu ainda não sei
rezar”.
8. COMPROMISSO:
Tarefa da ficha. Visita ao asilo(ou alguma instituição que cuida dos
velhos ou crianças abandonadas). Ajudar um colega que tem dificuldade nos
estudos.
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1ª
ETAPA – 7º encontro
CRESCEMOS
NO AMOR
Uma vez alguém disse: “A criança,
para crescer, precisa mais de amor do que de comida”. É verdade!
A criança que não recebe bastante
amor não cresce e fica doente. Um dia vai ficar uma pessoa que não ama e não
gosta de ninguém. Vai odiar e atrapalhar os outros.
Os pais e irmãos ajudam a criança a crescer no amor. Mais tarde
bons colegas e amigos ajudam a
desenvolver o amor e a amizade. Os professores e deucadores também ajudam.
Crescer no corpo e na inteligência
não basta para ser feliz. É preciso cresacer no amor e na amizade. Você está na
melhor época da vida para crescer no amor e na amizade. Aproveite isso. Um dia
você descobrirá como foi bom! Os bons
amigos valem mais do que a riqueza e dinheiro.
Mas, cuidado com os falsos amigos
que levam para o mal!
RESPONDER: (e discutir em casa)
1
– Por que as amizades são importantes?
2
– Como cultivar boas amizades?
3
– Escreva o nome de uns 5 amigos de verdade que você tem!
TAREFA:
Gravura
de grupo de amigos e frase:
“A
AMIZADE VALE MAIS QUE A RIQUEZA”.
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CRESCEMOS
NO AMOR
(1ª Etapa – 7 - Catequista)
1. OBJETIVO:
Levar o catequizando à consciência de que devemos crescer no amor e na
amizade para ser gente.
2. IDÉIA
PRINCIPAL: Só aquele que sabe
amar é feliz e é gente de verdade.
3. MOTIVAÇÃO:
Todos gostam de quem sabe amar. É bom ter amigos. O egoísta fica isolado
e infeliz.
4. MATERIAL:
Cartaz com grupo de amigos. Time de futebol. Lista de qualidades de um
bom amigo (cartaz).
5. ATIVIDADES:
Dinâmica de agrupar por amizades. O naufrágio e os salva-vidas.
Dramatização sobre amizade ou inimizade (improvisada).
6. DIÁLOGO:
Perguntas ao redor do tema: Quando a gente começa a amar? Por que o amor
e a amizade são importantes? Você tem amigos de verdade? Quantos? Como
conseguir mais amigos? A gente pode ser amigo de todo mundo? Por que? Quais as
pessoas que têm mais amigos? Seus pais aprovam suas amizades? Gostam que você
traga amigos para casa? Ficar “de mal” com alguém é vantagem?
7. INTERIORIZAÇÃO: Bíblia: Eclesiástico 6,
1-17; O Lava-pés Jo 13, 1-15; Jo 15, 13; Jo 13, 34-35; 1Jo 4, 7-8,11. Cânticos: “Se uma boa amizade você tem”;
“Meu sorriso”; “O Senhor tem muitos filhos”; “Jesus Cristo não vai passar”
8. COMPROMISSO:
Tarefa da ficha. Pesquisa sobre os amigos da rua. Visitar um colega
doente. Pesquisa na Bíblia para descobrir quais eram os amigos de Jesus. Fazer
uma excursão com a turma do catecismo para criar laços de amizade. (O
catequista pode indicar outros compromissos).
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