“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

segunda-feira, 2 de abril de 2012

5º, 6º e 7° encontro da I Etapa de Catequese


1ª ETAPA – 5º encontro

ESTAMOS CRESCENDO (no corpo)

            Um dia nosso corpo era tão pequeno que nem dava para ver. Fomos crescendo. Quando nascemos nosso corpo tinha uns 50 cm de comprimento e uns 3 ou 4 kg de peso.
            O tempo  foi passando. Agora somos altos e fortes. Podemos fazer um montão de coisas com nosso corpo.
            Para crescer a gente precisa de alimentação, ginástica, higiene. É preciso evitar as coisas que  prejudicam a saúde: certas comidas e bebidas, os tóxicos, o fumo, as doenças.
            Devemos respeitar o nosso corpo e o corpo  dos outros. Ele é a moradia de Deus.
            Jesus também tinha um corpo. Ele crescia e ficava forte. Jesus ajudava os outros a crescer e curava os doentes. Tinha pena de quem passava fome. No Brasil muitas pessoas passam fome e ficam doentes. A criança que passa fome fica doente e fraca. Nós temos que ajudar a resolver isso.


RESPONDER:

1 –  Por que a saúde do corpo é importante?
2 –  Como fazemos o corpo crescer ?
3 –  Como tratar os fracos e doentes?

TAREFA: 
Gravura de pessoa sadia e frase:  “O  CORPO  AJUDA  A  SER  FELIZ”.

************************************************

 
ESTAMOS  CRESCENDO (NO CORPO)
(1ª Etapa – 5 - Catequista)
1.  OBJETIVO:   Valorizar o próprio corpo e o corpo dos outros.
2.  IDÉIA  PRINCIPAL:  Um corpo sadio é condição para uma vida normal e feliz.
3.  MOTIVAÇÃO:  A saúde do corpo é importante. Pessoas fracas e sem saúde têm menos chance na vida. Um corpo fraco diminui a capacidade intelectual e moral.
4.  MATERIAL:  Gravuras de pessoas sadias ou doentes. Uma semente que nasce fica fraca e morre se falta luz e água...
5.  ATIVIDADES:  Competições onde a força física vale mais.  Colagem, em grupo, sobre o tema: “Esporte  e saúde”; “Higiene e saúde”; “Alimentação e saúde”, etc.
6.  DIÁLOGO:  Perguntas sobre o assunto. Por exemplo: Quanto você pesava ao  nascer? Agora, quanto pesa? O que ajudou você a crescer? Que comida é boa para saúde? O que pode prejudicar o crescimento do corpo? Conhece pessoas fracas ou doentes? Como elas conseguem viver? Como devemos tratar os doentes? Como Jesus tratava os doentes? Etc.
7.   INTERIORIZAÇÃO: Sentir o valor do corpo – mãos, pés, força, sentidos.  Lc 2,52 (Jesus crescia em idade, sabedoria e amor a Deus e ao próximo). Contar alguma cura que Jesus fez: o paralítico de Betesda (Jo 5, 1-9); o paralítico (Lc 5, 17-26), etc.  Cânticos: “Meu sorriso não é só meu”; “Eu vim para que todos tenham vida”; “O senhor tem muitos filhos”.
8.   COMPROMISSO:  Visitar algum  doente. Defender os mais fracos. Entrevistar os pais sobre as doenças que teve quando era pequeno.

             
Obs. Não esquecer de fazer uma ligação com os temas anteriores: a força, o poder, nos fazem parecidos com Deus, nosso Pai. Lembrar fatos reais da vida ou da TV.

**************************************************

 
1ª ETAPA – 6º encontro

CRESCEMOS NA INTELIGÊNCIA

            A inteligência começa a se desenvolver desde o nascimento. Cada mês que passa o bebê aprende coisas novas. Começa a reconhecer as pessoas, a sorrir, a fazer gestos. Aprende as primeiras palavras.
            No começo é a mãe, o pai, a TV que ensina à criança. Depois vem a “Escola materna”, o “pré”, o “Primeiro e Segundo Grau”, o Curso Superior... .
            Os professores e os livros ajudam a desenvolver a inteligência. Mas, a gente passa a vida inteira aprendendo coisas novas. A inteligência nunca pára de crescer. A gente deve aproveitar  tudo para  crescer na inteligência. Deus espera isso de nós. Jesus também crescia na sabedoria.

RESPONDER: (e discutir em  casa)

1 – Como desenvolver a inteligência?
2 – O que atrapalha a inteligência?
3 – Como ajudar um colega nos estudos?

TAREFA: 
Gravura de um estudante ou de um livro e frase:
“ESTUDAR É BUSCAR NOVOS CAMINHOS”.

***************************************************

 
CRESCEMOS NA INTELIGÊNCIA

(1ª Etapa – 6 - Catequista)
1.  OBJETIVO:   Valorizar os dotes ligados à inteligência – cultura, música, ciências naturais, cálculos, etc.
2.  IDÉIA  PRINCIPAL:  Desenvolver a inteligência é abrir novos caminhos para a vida.
3.  MOTIVAÇÃO:  O saber vale muito mais que o dinheiro: não se perde nem ocupa lugar. Homens inteligentes inventaram coisas maravilhosas para nós: a TV, a música, os remédios, etc.
4.  MATERIAL:  Gravuras de coisas inventadas pelo homem.
5.  ATIVIDADES:  Jogos onde entra o raciocínio e a esperteza, por. ex.: juntar figuras recortadas.  Dramatização de pessoas que agem com inteligência ou sem inteligência.
6.  DIÁLOGO:  Um animal tem inteligência, raciocínio? Quando você aprendeu a falar? a contar? a somar? Em que cosas o homem mostra sua inteligência? Conhece pessoas muito Inteligentes? nada inteligentes? O que atrapalha a inteligência?  Conhece jogos de inteligência, adivinhação, quebra-cabeça? Para vencer na vida é mais importante o dinheiro ou a inteligência? Por que?
7.   INTERIORIZAÇÃO: A sabedoria do Rei Salomão: 1 Reis 3,9 e 1 Reis 3, 16-28.  Jesus crescia em sabedoria (Lc 2, 52 e Lc 2, 40. A casa sobre a rocha (Mt 7, 24-27). Cântos: “Senhor, vem dar-nos Sabedoria”; “Dentro de mim”; “Eu ainda não sei rezar”.
8.   COMPROMISSO:  Tarefa da ficha. Visita ao asilo(ou alguma instituição que cuida dos velhos ou crianças abandonadas). Ajudar um colega que tem dificuldade nos estudos.

****************************************************


1ª ETAPA – 7º encontro

CRESCEMOS NO AMOR

         Uma vez alguém disse: “A criança, para  crescer, precisa mais de  amor do que de comida”. É verdade!
            A criança que não recebe bastante amor não cresce e fica doente. Um dia vai ficar uma pessoa que não ama e não gosta de ninguém. Vai odiar e atrapalhar os outros.
            Os pais e  irmãos ajudam a  criança a crescer no amor. Mais tarde bons  colegas e amigos ajudam a desenvolver o amor e a amizade. Os professores e deucadores também ajudam.
            Crescer no corpo e na inteligência não basta para ser feliz. É preciso cresacer no amor e na amizade. Você está na melhor época da vida para crescer no amor e na amizade. Aproveite isso. Um dia você descobrirá como foi  bom! Os bons amigos valem mais do que a riqueza e dinheiro.
            Mas, cuidado com os falsos amigos que levam para o mal!


RESPONDER: (e discutir em casa)

1 – Por que as amizades são importantes?
2 – Como cultivar boas amizades?
3 – Escreva o nome de uns 5 amigos de verdade que você tem!

TAREFA: 
Gravura de grupo de amigos e frase:
“A AMIZADE VALE MAIS QUE A RIQUEZA”.

***************************************************

CRESCEMOS NO AMOR
(1ª Etapa – 7 - Catequista)
1.  OBJETIVO:   Levar o catequizando à consciência de que devemos crescer no amor e na amizade para ser gente.
2.  IDÉIA  PRINCIPAL:  Só aquele que sabe amar é feliz e é gente de verdade.
3.  MOTIVAÇÃO:  Todos gostam de quem sabe amar. É bom ter amigos. O egoísta fica isolado e infeliz.
4.  MATERIAL:  Cartaz com grupo de amigos. Time de futebol. Lista de qualidades de um bom amigo (cartaz).
5.  ATIVIDADES:  Dinâmica de agrupar por amizades. O naufrágio e os salva-vidas. Dramatização sobre amizade ou inimizade (improvisada).
6.  DIÁLOGO:  Perguntas ao redor do tema: Quando a gente começa a amar? Por que o amor e a amizade são importantes? Você tem amigos de verdade? Quantos? Como conseguir mais amigos? A gente pode ser amigo de todo mundo? Por que? Quais as pessoas que têm mais amigos? Seus pais aprovam suas amizades? Gostam que você traga amigos para casa? Ficar “de mal” com alguém é vantagem?
7.   INTERIORIZAÇÃO: Bíblia: Eclesiástico 6, 1-17; O Lava-pés Jo 13, 1-15; Jo 15, 13; Jo 13, 34-35; 1Jo 4, 7-8,11.    Cânticos: “Se uma boa amizade você tem”; “Meu sorriso”; “O Senhor tem muitos filhos”; “Jesus Cristo não vai passar”
8.   COMPROMISSO:  Tarefa da ficha. Pesquisa sobre os amigos da rua. Visitar um colega doente. Pesquisa na Bíblia para descobrir quais eram os amigos de Jesus. Fazer uma excursão com a turma do catecismo para criar laços de amizade. (O catequista pode indicar outros compromissos).
**************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário