“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os doze



Temas  os  para  os encontros  de  Crisma

 (5)         Os doze

Jesus iniciou sua missão libertadora reunindo 12  homens. Eles passaram a se chamar Apóstolos. Eram pessoas de todas as classes sociais, mas principalmente pessoas pobres, honestas e que esperavam o Messias prometido.

 Os Apóstolos acompanharam Jesus nos três anos de sua Vida Pública. Ouviam sua palavra. Presenciavam seus milagres. Ficavam entusiasmados por Jesus. Passaram por crises porque Jesus ensinava coisas diferentes dos mestres do tempo e agia de maneira, às vezes,  surpreendente. Quando muitos abandonavam Jesus, eles diziam:  “Para quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna”.

Quando Jesus foi preso, condenado e crucificado eles ficaram desorientados, mas não perderam a esperança. Tiveram medo e se esconderam, mas não se dispersaram. Continuaram acreditando em Jesus.
Jesus não iria salvar os homens sozinho.  Os doze ficaram “contagiados” com o Ideal que Jesus lhes havia proposto. Mas faltava ainda uma coisa: O Espírito Santo, que os faria compreender tudo, e lhes daria o  apoio necessário. Este “batismo do Espírito Santo” não iria demorar.

PPARA DISCUTIR  OU  REFLETIR:

  1. Por que Jesus escolheu os 12 Apóstolos?
  2. Como Jesus preparou os 12?
  3. Como os 12 seriam “confirmados” no ideal proposto por Jesus?

PARA  LER  E  PENSAR

Mt 19 (todo o capítulo)

 
PARA COPIAR

Lc 12, 11-12;  Jo 16, 13.


*************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário