“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Liturgia da Palavra: XIV Domingo, 07 de julho de 2013


XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

(Cor verde, Glória, Creio – Tempo comum Ano C - II Semana do Saltério)


Oração do dia

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e Dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

I Leitura 

Leitura do livro do profeta Isaías(66,10-14):

Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria, vós todos que estais de luto, a fim de vos amamentar à saciedade em seu seio que consola, a fim de que sugueis com delícias seus peitos generosos.
Pois eis o que diz o Senhor: “vou fazer a paz correr para ela como um rio, e como uma torrente transbordante a opulência das nações. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço. Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém. Com essa visão vossos corações pulsarão de alegria, e vossos membros se fortalecerão como plantas. O Senhor manifestará a seus servos seu poder, e aos seus inimigos sua cólera”.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial (65/66)

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!
Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

Toda a terra vos adore com respeito
e proclame o louvor de vosso nome!”
Vinde ver todas as obras do Senhor:
seus prodígios estupendos entre os homens!

O mar ele mudou em terra firme,
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!
Ele dormia para sempre com poder!

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor
nem afastou longe de mim o seu amor!

II Leitura 

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas(6,14-18):

Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura. A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus.
De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus.  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém.

Palavra do Senhor

Evangelho (Lucas 10,1-12.17-20 ou 1-9)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (10,1-9):

Naquele tempo, designou Jesus outros setenta e dois e os enviou dois a dois na frente a toda cidade e lugar onde havia de chegar. E lhes disse: “A colheita é grande  e os trabalhadores são poucos; rogai, pois,  ao dono das plantações  que mande  trabalhadores para  a colheita. Ide, eu vos envio  como cordeiros para o meio  de lobos.  Não leveis nem bolsa nem sacola nem sandálias e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz nesta casa!’.  Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele  vossa paz;  se não houver, voltará para vós. Permanecei nesta casa, comei e bebei o que vos servirem. O operário é digno do salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade, onde entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, e curai os enfermos que nela houver, e lhes dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

Palavra da salvação.




      *************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário