“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

5. O que é uma Celebração Litúrgica?


Siglas:
SC – SACROSANCTUM CONCILIUM, Constituição sobre a Sagrada Liturgia, 1963.
AVLB – ANIMAÇÃO DA VIDA LITÚRGICA NO BRASIL,  dos. 43 da CNBB
CDAP – Celebrações dominicais na ausência do presbítero.
MEDELLÍN – Documento da II Conferência Episcopal Latino-America, realizada em Medellín/Colombia, em 1968.
PUEBLA – Documento da III Conferência Episcopal Latino-America, realizada em Puebla/México, em 1979.

Celebração Litúrgica.

(...) 

Toda vez que a comunidade se reúne para a oração realiza uma celebração litúrgica, isto é, faz um encontro com o Senhor, ouve a sua Palavra, louva o seu Nome e O glorifica; e, ao mesmo tempo, é fortificada pela força do Espírito Santo. Podemos dizer que a celebração litúrgica é:

  • A celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo, acontecendo hoje, na  história, na caminhada das comunidades e na vida da pessoa. Na celebração da comunidade é o Cristo vivo, ressuscitado, que  está presente: ”Onde dois ou mais estiverem presentes e reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20).

  • O momento mais importante na vida da comunidade e na vida cristã. É o coração da vida de fé. “É o grande momento da ação do Espírito Santo sobre a comunidade. Na celebração se realiza o verdadeiro encontro celebrativo de irmãos, num momento comunitário, festivo, participativo e orante, que brota do chão da vida; ao mesmo tempo, ponto de partida e de chegada da vida cristã” (Cf. AVL, 201).
  • O momento mais intenso e profundo com o Senhor e a comunidade. A celebração é sempre tempo especial que os batizados tomam para fazer o memorial da ação de Deus em  favor do seu povo, o  que Deus fez ontem, faz hoje e fará sempre. A vida antecede e sucede à celebração, porque celebrar  é um momento de nossa vida, mas diferente da  labuta cotidiana.
Existência cristã e celebração estão intimamente relacionadas, pois a vida precisa de momentos de celebração para ser vida em Cristo (Cf. AVL, 203).

  • Festa, porque:
    1. celebramos a vitória de Jesus Cristo;
    2. descobrimos que Deus nos ama;
    3. permitimos que Deus nos ame;
    4. manifestamos nosso amor a Deus e aos irmãos.


  • Momento de crescimento na fé, no amor, na esperança e  na santidade.
  • Oportunidade de ouvir a PALAVRA de Deus.
  • Espaço privilegiado de oração, de louvor e de ação de graças.
  • Memória e presença entre nós,  da vida, mensagem, prática, exemplo, palavra,  morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
  • Caminho de conversão, mudança de vida, de santidade, de  purificação, de libertação do pecado, de salvação do  egoísmo-individualismo-comodismo, pelo poder de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo.
Na celebração litúrgica, Deus se revela e se  comunica com os seus filhos e filhas reunidos, mostra os seus caminhos, conforta-os no seu amor. A participação na celebração é uma  profissão de fé, adesão, compromisso e  resposta aos apelos de Deus que nos quer felizes e realizados. Por isso, a celebração litúrgica é:

·    o momento mais esperado por Deus para se encontrar conosco e mostrar a sua  misericórdia e bondade  por nós;
·    a revelação de Deus para nós, encontro das pessoas com Deus,  renovação da Aliança, das promessas do batismo, da comunhão com Deus, remissão dos  pecados e renovação profunda  da vida;
·       o momento onde a comunidade é mais comunidade, onde a Igreja é mais Igreja, onde  o cristão é mais cristão: é manifestação ou Epifania da Igreja;
·        a celebração de todas as maravilhas de Deus, realizadas para nós.

Em resumo, podemos concluir que a celebração litúrgica:

É ação do povo de  Deus reunido em e por Jesus  Cristo na unidade do Espírito santo, para celebrar o mistério pascal acontecendo na história e na vida através dos sinais, gestos e palavras.
_______________________
Fonte:  Caderno 2 – A Celebração Dominical da Palavra na Comunidade. Em Coleção: Como animar as celebrações dominicais da Palavra.Diocese de Chapecó/SC, 2007, p. 2-3.

********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário