“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Liturgia da Palavra: 03 de Agosto de 2014 – Domingo.



XVIII Semana do Tempo Comum

(Cor verde, Glória, Creio – II semana do Saltério)

Oração do Dia

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
                                                                                                              
I   Leitura

Leitura do Livro do Profeta Isaías (55,1-3):

Assim diz o Senhor: Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga.
Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa?Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo.
Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  
(144,8-9.15-16.17-18)

Vós abrís a vossa mão e saciais os vossos filhos.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam
e vós lhes dais no tempo certo o alimento;
vós abris a vossa mão prodigamente
e saciais todo ser vivo com fartura.

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

II   Leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (8,35.37-39):

Irmãos: Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!
Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer, será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (14,13-21):

Naquele tempo: quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu
e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!'
Jesus porém lhes disse: Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!' Os discípulos responderam: Só temos aqui cinco pães e dois peixes.' Jesus disse: 'Trazei-os aqui.' 
Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos.  Os discípulos os distribuiram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comidoeram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.


Palavra da Salvação.


*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário