“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

8 de Setembro de 1875 - Fundação da Congregação do Verbo Divino (SVD).

 
Steyl (Holanda) - o berço da Congregação do Verbo Divino (SVD)

No dia 8 de Setembro de 2014 (Solenidade da Natividade de Nossa Senhora) nós, Verbitas, celebramos também os 139 anos de fundação da Congregação do Verbo Divino (SVD). 

A natividade de Maria tem grande importância na vida cristã. Essa festa foi inserida no calendário litúrgico no século VII. Na liturgia, Mateus descreve a genealogia da família de Jesus. Dessa genealogia faz parte São José, o homem justo, que reconheceu Jesus como seu filho e Maria como sua esposa. Acima de tudo, com Ela, a Mãe do Senhor, São José obedeceu fielmente ao Pai e se tornou um exemplo e modelo para todos nós.




Este dia é especial para toda a Família Arnaldina (Verbita), porque faz 139 anos que Santo Arnaldo inaugurou a Casa São Miguel em 1875, em Styel, na Holanda, de onde se espalhou a ação missionária da Congregação do Verbo Divino pelo mundo.




Arnaldo Janssen 
(5/11/1837 – 15/01/1909)
Canonizado pelo papa João Paulo II em 5/10/2003

No Brasil, chegou em 1895, no estado do Espírito Santo, e hoje está organizada em quatro Províncias, evangelizando em paróquias, na educação escolar, em movimentos e organizações populares, na comunicação, na justiça e paz, na animação bíblica e missionária.

Em Juiz de Fora, os primeiros Missionários da Congregação do Verbo Divino (SVD) chegaram em dezembro de 1899. Eram eles:  Pe. Hellenbrock, Pe. Mathias Willens e o Pe. Rodolfo Kugelmeier.
Portanto, neste ano (2014), celebramos  115 anos da presença verbita em Juiz de Fora.

 Viva Deus Uno e Trino em nossos coraçöes e nos coraçöes de todas as pessoas”.
 Pe. Hilário, SVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário