“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

sábado, 31 de agosto de 2013

4. Celebração da Palavra na Comunidade

Siglas:
SC – SACROSANCTUM CONCILIUM, Constituição sobre a Sagrada Liturgia, 1963.
AVLB – ANIMAÇÃO DA VIDA LITÚRGICA NO BRASIL,  dos. 43 da CNBB
CDAP – Celebrações dominicais na ausência do presbítero.
MEDELLÍN – Documento da II Conferência Episcopal Latino-America, realizada em Medellín/Colombia, em 1968.
PUEBLA – Documento da III Conferência Episcopal Latino-America, realizada em Puebla/México, em 1979.

A Celebração da Palavra é Memória de Cristo

Na celebração da Palavra faz-se a memória do Mistério Pascal de Jesus Cristo, isto é,  lembrança e presença, ao mesmo tempo, de seu nascimento, vida, prática, morte e ressurreição.

A celebração é a continuidade do “fazei isto em minha memória”. “Isto” é tudo que  faz parte da missão evangelizadora e da ação  litúrgica de  Jesus. É, hoje, a presença de Jesus em ação na assembléia reunida. Não  ação litúrgica, Jesus está  presente, faz  acontecer a participação em sua caminhada, realizando o desígnio do Pai e nos engajando no seu projeto de  conquistar e  oferecer a vida  em abundância para todos (Cf. Jo 10, 10). Insere-nos, pela ação do Espírito Santo, na vitória sobre a morte, o pecado e as trevas.

É uma ação do Cristo no hoje da  história. É oferta da salvação para os reunidos. “Hoje, eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra você; eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a  maldição. Escolha, portanto, a vida, para  que você e seus descendentes possam viver,  amando a Javé seu Deus, obedecendo-lhe  e apegando-se a Ele, porque Ele  é a sua vida e o prolongamento de seus dias. Desse modo, você poderá habitar sobre a terra que Javé jurou dar a seus antepassados: Abraão, Isaac e Jacó” (Dt 30, 19-21).

Na  assembleia  litúrgica, o povo reunido na fé, acolhe esta Palavra: “Hoje se  cumprem as palavras que vocês acabaram de ouvir...”(Lc 4, 21). Na  assembléia está presente o  Espírito Santo, convidando a todos para uma convivência com o Senhor: “Se ouvirdes hoje, a voz do Senhor, não fecheis o coração” (Sl 95, 8).

Isaías, imbuído do Espírito e da eficácia da Palavra de Deus, nos afirma: “ Pois como a chuva e a neve descem do  céu, e para lá não voltam sem ter regado a terra, fecundando-a e fazendo-a germinar, (...) assim será com a Palvra que sai de minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado o que eu queria e cumprido a sua missão” (Is 55, 10-11).

Na Celebração da Palavra Jesus mostra o caminho

Jesus Cristo, Verbo Encarnado, feito história, morto e ressuscitado, é o Cordeiro digno  de desatar os selos do livro (cf Ap 6 e 8). Presente na assembléia litúrgica e  em “estado de hora”, isto é, na experiência de passagem deste mundo para o Pai (cf Jo 13, 1), é o critério único de  interpretação e julgamento da história. Abre as nossas mentes, sensibiliza nosso coração para captarmos o sentido e  a dimensão dos acontecimentos.

Entre luzes e sombras, conflitos e esperanças, vitórias e fracassos, a  assembléia se reúne para ouvir a Palavra.  Cristo, Bom Pastor, Senhor da  história, apresenta-se como o Caminho, a Verdade e a Vida. (cf Jo 14, 6)

Celebrar a Palavra é fazer na História uma experiência de caminhada com Jesus que,  em seu peregrinar terrestre, sempre se  colocou na procura da  ovelha perdida e abandonada, e viveu entre os  pobres, necessitados, marginalizados e  empobrecidos. Em cada liturgia somos questionados sobre nossa  opção: de que lado estamos e com quem caminhamos. Na celebração, Jesus, o caminhante entre os  empobrecidos, nos convida a segui-lo.

A Celebração da Palavra é inspiração da Nova Sociedade

A comunidade, convocada e reunida pela força do Espírito santo, revive as maravilhas realizadas por Deus desde a criação. Integra-se pela escuta, pelos cânticos e  orações, no processo histórico conduzido pelo Espírito Santo.  Torna-se co-responsável pelos destinos e caminhos da história. Descobre, no mistério  do coração de Deus, o sentido desta mesma história. Percebe que Deus aí se manifesta realizando os seus desígnios. Tem consciência de que a  reunião e a celebração são frutos da ação de Deus, convocando para a construção da nova sociedade que  é o novo céu e a nova terra, a nova Jerusalém descida do céu (cf Ap 21, 1-7).

Na  celebração, a força do Espírito faz  descobrir a misericórdia do Pai e permite assumir e viver o jeito de Deus expresso em Jesus Cristo. O desafio mais radical, presente em cada ação litúrgica é entrar nesse jeito de Deus a ponto de dizermos como Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas  é Cristo que vive em mim” (Cl 2,20).

A comunidade reunida escolhe uma ação pela qual vai concretizar e realizar  na vida o “jeito de Deus” viver e agir. Assume este compromisso, feito ação, como resposta à voz convocadora do Senhor.

A nova sociedade não  é algo distante ou sonhos de  pessoas desocupadas, mas  é forjada por pessoas possuídas pela justiça de Deus; marcadas pela ação do Senhor da história; transformadas pela ação do Espírito Santo. Os construtores do Reino se alimentam e se fortalecem nas celebrações litúrgicas, principalmente nas realizadas pelas pequenas comunidades dos empobrecidos. E a Palavra de Deus ocupa, nestas liturgias, o lugar central e é fonte inspiradora e dinamizadora dos convocados por Deus para continuar sua ação maravilhosa na História.

A Celebração da Palavra é comunhão  com Jesus Cristo

As celebrações da Palavra não são aula de catequese nem estudo da Bíblia, mas verdadeiras ações litúrgicas. Jesus Cristo está presente  na reunião da assembléia, salva o seu povo e reza com ele. Celebra-se aí o Mistério Pascal acontecendo no hoje da história da comunidade e do povo. Portanto, na celebração da Palavra temos:

·     A reunião da comunidade, convocada pelo Senhor, para ouvir e responder a sua Palavra, através de cânticos, salmos, silêncio, preces...;

·     A memória do Mistério Pascal de Cristo presente na reunião e nas ações litúrgicas da assembléia;

·   A participação no Mistério Pascal de Cristo, através de sua contemplação e da oração de  ação de graças e demais ações litúrgicas;

·   A súplica ao  Espírito Santo para que Deus realize, hoje, nesta assembléia o cumprimento de suas  promessas fazendo com  que aconteça a libertação do pecado, a comunhão com o Deus da vida  e a fraternidade solidária;

·         A glorificação do Pai pelas maravilhas, ações e  intervenções na história, por e em Jesus Cristo, pela ação e  força do Espírito Santo;

·  A santificação dos homens e mulheres, pela ação libertadora do poder do Ressuscitado e pelo cumprimento das promessas e dos projetos de vida nova revelados  pela Palavra.

A celebração da Palavra, verdadeira ação litúrgica, é momento privilegiado de encontro com o Senhor, expressão do louvor e da fé, reforço para a  caminhada dos seguidores de Jesus Cristo.

Questonamento

-   As Celebrações da Palavra em sua comunidade convidam as pessoas à conversão, a uma mudança, a um compromisso com a transformação?
-  Como a  comunidade se prepara para escutar a Cristo que fala hoje a nós?
-  Por quer muitas pessoas não gostam de participar da Celebração da Palavra?
-  Que importância tem o domingo para o povo em geral? Como vivencia o domingo?
-  Que importância tem o domingo para  os participantes de sua comunidade? Como vivenciam o domingo?

_______________________
Fonte:  Caderno I – A Celebração Dominical da Palavra na Comunidade. Em Coleção: Como animar as celebrações dominicais da Palavra.Diocese de Chapecó/SC, 2007, p.10-12.

************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário