“Para levar Deus aos homens e homens a Deus”

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sobre a solidão e isolamento



Carência afetiva – solidão – isolamento

Todos temos momentos de solidão e  situações eu que sentimos falta de afeto. Há muitas causas, entre outras: sentir-se inferior, rejeitado, não compreendido, desconfiado, ou na obrigação de ter que agradar às pessoas para ser aceito; tudo isso vem  longe, lá da nossa infância. Quando o bebê acorda e o choro com que chama a mãe não  é correspondido logo, começa a carência afetiva. Basta  ela ter passado muito tempo sem receber atenção, que  a carência será forte. Carência afetiva em pequeno grau  é normal, leva a pessoa a  pensar sobre  si mesma e suas limitações, e a buscar também aquele único que pode fazê-la feliz.

Como lidar com  nossa carência afetiva?

Guarde bem isto: AS PESSOAS O VÊEM PELO CONCEITO QUE VOCÊ TEM DE SI MESMO; com outras palavras, da forma como você vê a si próprio, você acha que os outros estão te vendo.

A 1ª regra é: levante seu auto-conceito. Eis um exercício:
GOSTO DE MIM:
1.   porque tenho valores (vai descobrindo e anotando os  valores que descobre em si);
2.   porque há pessoas que me estimam (anote e  desfrute elogios e sinais de atenção);
3.   porque Deus me criou. Ele tendo bom  gosto,  eu sou de  bom  gosto.


“SOU O QUE PENSO”.  Se penso que sou inferior, terei atitudes de  inferioridade que provocam os outros a me tratar de acordo.
NÃO DÊ PODER AOS OUTROS sobre os seus sentimentos. Minha felicidade não deve depender dos outros. Vou convencer-me disto.  Se  pensei  até agora negativamente de mim, passo a me ver numa luz positiva.
POSSO MUDAR MEU PENSAMENTO. Um pensamento repetido,  torna-se convicção. Caso tenha me sugestionado até agora, “não tem valor”,  começarei a  fazer o  contrário.

Deixe os outros pensarem de você o que quiserem. A carência afetiva,  no  fundo,  é medo de ser rejeitado. Começarei a correr pequenos riscos, pedirei algo, direi algo, apesar do medo de me aproximar, e não ligo ao  pensamento de rejeição  que pode surgir,  caso o outro não esteja disposto na  hora a me ajudar. Eu também tenho as minhas horas em que quero estar para mim. A prática da verdadeira caridade cristã ajuda também a sair da solidão.

INTERESSAR-ME-EI PELO OUTRO E SEUS PROBLEMAS, e o ajudarei sempre que puder.
Em momentos de solidão forçada, tendo que esperar por algo ou alguém – lembre-se que todos têm momentos de solidão – saiba  preencher esses momentos com  pensamentos  úteis, de reminiscência, de planejamento e,  sobretudo, da PRESENÇA DE DEUS EM VOCÊ.

Só Ele pode preencher o  vazio em nosso coração plenamente. Saiba fazer momentos de solidão para  refletir sobre si, e conversar com o seu Deus.

“IRRIQUIETO ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO ATÉ QUE REPOUSE EM TI, MEU DEUS.” (Santo Agostinho)

“Coragem, sou eu, não tenhais medo.” (Mt 14, 27)

Deus está em mim e  eu em Deus.
(autoria - Pe. José Avril, SVD)

********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário